Papa Francisco tem noite tranquila e segue em repouso no hospital, diz Vaticano


 AFP

O papa Francisco, internado desde o dia 14 de fevereiro, passou uma noite tranquila e segue em repouso no hospital Gemelli, em Roma, neste domingo (9), informa o Vaticano.


Acometido por uma bronquite que evoluiu para um quadro de pneumonia bilateral, o pontífice tem enfrentado uma série de crises respiratórios desde sua entrada no hospital. A última delas, na segunda-feira, quando sofreu "dois episódios de insuficiência respiratória."


O Vaticano anunciou no sábado que o papa, sem febre, reagia bem ao tratamento e apresentava "uma melhora gradual e leve". Nos últimos dias, a Santa Fé tem afirmado que sua situação é "estável", embora o prognóstico permaneça "reservado".


 

Os médicos esperam ver os mesmos resultados positivos "nos próximos dias" antes de emitir um prognóstico


Na noite de quinta-feira (6), Francisco divulgou uma breve mensagem de áudio em espanhol, na qual, com voz cansada e entrecortada, agradeceu "de todo o coração" às pessoas que rezam por sua recuperação.


Desde segunda-feira (3), devido à crise respiratória, o papa utiliza uma máscara de oxigênio para respirar durante a noite, substituída durante o dia por cânulas nasais de alto fluxo, um suporte mais leve.


Os médicos ainda não informaram quanto tempo durará a internação nem o período necessário para sua recuperação.


Esta é a quarta e mais longa hospitalização do papa desde 2021, o que gera preocupações devido aos problemas de saúde que o fragilizaram nos últimos anos, como cirurgias no cólon e no abdômen, além de dificuldades para caminhar.


Durante suas estadias anteriores no hospital Gemelli, o líder dos 1,4 bilhão de católicos costumava aparecer na varanda da clínica para a oração do Angelus dominical.


Desta vez, no entanto, ele faltou às três últimas celebrações e não participará da deste domingo.


 

A assessoria de imprensa do Vaticano informou no sábado que o Angelus será realizado "da mesma forma" que nas semanas anteriores, com a leitura de uma mensagem escrita pelo papa


Por Folha de São Paulo


Comentários